sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Textos dissertativos elaborados pela aluna Martha do 2º b.


Tema: “Quais os caminhos para melhorar o nível de educação no Brasil?”.

Para melhorar a educação no Brasil, é necessário que tivesse um numero maior de profissionais nas áreas, deveria também ser regularizada a questão da verba que vem do governo.
No Brasil a educação varia de região, pois, tem estados em que a verba é bem administrada e em outros a verba nem chega às mãos do responsável da escola, muitas vezes porque é desviada pelos políticos corruptos.
Levando como exemplo o Nordeste que na maioria das cidadesestá com a educação , chegando a não ter nem um imóvel para a realização das aulas e as crianças tendo que estudar embaixo de uma arvore ou na caçamba de um caminhão.
Enfim, resolver esses problemas tem que partir da iniciativa não só dos pais ou dos alunos, mas sim dos superiores, deve-se fazer projetos que façam com que melhore a qualidade da educação.



Tema: “O poder de transformação da leitura”

A leitura é muito importante para nós, com ela a gente além de obter muito conhecimento, melhora na nossa fala e na nossa escrita.
Existem vários tipos de leituras que emprega linguagens diferentes da que a gente ouve no dia a dia. Por exemplo, em uma das obras de Monteiro Lobato “Urupês” que faz parte da literatura brasileira, em que é usada a linguagem literária, na qual são usadas palavras que não dizemos com frequência.
A literatura brasileira é considerada por muitos em sua maioria jovens, uma leitura sem graça, justamente pela forma que o autor narra a historia.
Portanto, o incentivo a leitura é fundamental para qualquer pessoa sem restrição de idade e também é muito importante o incentivo a literatura brasileira para que nossos jovens conheçam mais sobre nossa cultura.



Tema:“A violência na sociedade brasileira, como mudar as regras desse jogo?”.

No Brasil a questão da violência tem que partir principalmente de casa e da escola, mostrar para a nova geração que devemos lutar pelos nossos direitos, mas também cumprir os nossos deveres como cidadãos.
Muito vemos nos meios de comunicação que a violência está presente em nosso dia a dia. Roubos, assassinatos acontecendo com frequência em qualquer parte do Brasil, em casa, nas escolas, nas ruas. Aparentemente o índice de violência em nosso país está crescendo, até crianças estão entrando para esse mundo sujo, mas a culpa de tudo isso começa quando não ensinam o que é correto tanto em casa ou na escola, quando as crianças estão nas ruas sem ter o que comer e não tem ninguém que os ajude.
Mas no Brasil esse assunto é muito relativo, pois sabem reclamar da violência, mas não fazem nada para melhorar a educação ou melhorar a condição social do país, e ainda existem pessoas que influencia a violência, faz crianças roubarem e matarem para não mostrar a cara. Dai quando os cidadãos acordarem e saírem nas ruas requerendo seus direitos os policiais partem para a violência justificando seus atos com os atos de vandalismo que algumas pessoas cometem achando que são cidadãos, mas não são.
Enfim, a violência tem que ser colocado dentre as prioridades para que possamos viver em um país igual e sem medo, em que as escolas sejam seguras e as ruas também.




Um comentário:

  1. Parabéns Martha por mandar seus textos, a escrita só tem sentido quando a socializamos, a escrita tem que ter interlocutores... parabéns!

    ResponderExcluir